1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Barca Farol Risca do Zumbi
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
124 ton. Propulsão: sem propulsão. Velocidade: sem propulsão. Raio de ação: sem propulsão. Equipamentos: Altura focal de 10 m. É alimentada por 30 baterias de 2V/500Ah que são carregadas por 36 painéis solares, além de utilizar um sistema duplex de lanternas LBEP 400 com 375mm de diâmetro, com alcance luminoso de 18 milhas, dispondo também de um respondedor radar (RACON). Seu dispositivo de fundeio, é composto por duas poitas, uma de 3 e uma de 5 toneladas, e uma amarra de 100 metros de comprimento. Tripulação: não tripulada.
H i s t ó r i c o
A Barca-Farol Risca do Zumbi, é a primeira embarcação a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao local do mesmo nome onde foi fundeada. Foi projetada e construída pelo Estaleiro Ebin S/A, com inicio dos trabalhos em 1990. Em 31 de abril de 1991, foi entregue pelo estaleiro Ebin S/A ao Centro de Sinalização Náutica e Reparos Almirante Moraes Rego (CAMR).
1992
Foi lançada a sua posição de fundeio sobre o alto fundo "Risca do Zumbi", a uma lamina d'água de 14 metros, ao largo do Cabo do Calcanhar, a uma profundidade de 14 metros, pelo NB Comandante Malhães - H 20, apoiado pelo RbAM Almirante Guilhem - R 24. A faina de lançamento, foi concluída no período noturno, após seis horas.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 574, jun. 1991. |